Natal é o tempo em que tentamos esquecer a dureza e a tristeza da vida que nos vem sendo imposta. Fazemos um intervalo nas disputas e nos azedumes para nos dedicarmos, mais, à afetividade e à concórdia. Queremos descontrair e sentir calor humano.
É neste espirito que partilho a boa nova do Transparência e Escrutinio ter já ultrapassado as mil visualizações no seu primeiro mês de existência, o que é um feito notável só possivel pelo envolvimento de muitos associados que o estão a divulgar.
Associados que sentem, tal como eu, que os 170 anos do Mutualismo do Montepio, de Alvaro Botelho a Costa Leal, é um projecto social que tem plena actualidade. Ser previdente, assegurar estabilidade e dignidade no futuro, para nós e para os nossos é uma solução a desenvolver, e não a atrofiar, face ao crescimento de todas as incertezas e ameaças que incidem sobre o nosso futuro e a nossa velhice.
A cidadania, o espirito solidário, os sentimentos de grupo e de pertença, crescem e reforçam a civilização. O cidadão comum liberta-se das tutelas e dos medos que o anulam. É assim nos quatro cantos do mundo e no Montepio não será diferente.
Desejo a todos um Feliz Natal e a garantia de que 2012 será um ANO NOVO, com o Transparência e Escrutínio a promover, tranquila mas determinadamente, uma nova visão e uma nova prática para o Montepio – mais exigente e mais rigorosa – que reforçe a sua utilidade social, em coerência com os principios e os ideais que o inspiram desde a fundação.
Bom Natal João. Quanto ao Novo Ano não vejo melhoras mas enfim….
Um abraço
Baptista
Agradeço e retribuo